Pesquisar este blog

sábado, 28 de outubro de 2023

Pequena nota de aula, a todos os meus queridos alunos

 Navegar no óbvio é para acomodados, tolos ou covardes. Há quem perceba que há mais, mas se acomoda no lugar comum, pois não sabem, ou não querem, caminhar pelos caminhos tortuosos do perguntar-se; há aqueles que nem percebem onde estão, e ali se debatem chamando de felicidade os momentos fugazes que um mundo opressor lhes impõe; e há aqueles para quem a consciência de seu ser reflexivo, pensante, e suas responsabilidades para com a humanidade que lhes modela, geram medo, e estes se acovardam buscando utopismos e sonhos estáticos que lhes garantam alguma dose de alívio. 


Aos primeiros e aos segundos, um bom professor talvez seja remédio. Aos terceiros, minha mais profunda solidariedade, e um ombro ofertado para que combatamos juntos o bom combate, nos apoiemos mutuamente e sigamos, buscando compreender e transformar a realidade. Um convite para fazermos do medo coragem. E uma compreensão sincera caso não puderem. Vocês são jovens. O mundo não deveria pesar tanto assim. 


Mas o que nos resta, humanos que somos? Humanizarmo-nos, humanizar ao mundo, o que mais faria sentido? Não há sentido fora disso, infelizmente. Somente a doce sensação de não ser da alienação que nos vendem, que vos vende a educação que lhes oferecem. Mas aí seria não humano. Animal, zumbi, peça, talvez. 


O que você escolhe?

Nenhum comentário: