- Então, podemos colocar a religião e a mitologia como formas de explicar o mundo, assim como a filosofia e a ciência. Mas mitologia e religião baseadas nas crenças, no eu acredito, muito mais do que eu conheço-sei. E Deus, nesse texto, é uma criação humana para conseguir compreender o mundo. Mas deixem bem marcado: quando falo de Deus enquanto criação humana, falo da ideia "deus", que reúne várias características necessárias para esta compreensão. E a ideia "deus" não é a mesma coisa que o Deus em que cada um acredita. A existência de um Deus verdadeiro eu não posso garantir para vocês, nem a inexistência. Se existe ou não, não sei. Mas a ideia "deus", esta eu garanto: os homens constroem e torcem para ser o tal ser que em tese é criador do mundo. Compreensibilidade, governabilidade, clareza, ordem: são características que cabem a ideia "deus", mas poderia chamar de "chomsky"... ou melhor, de "torta de morango". Todas estão no mesmo campo, são só representações que visam alcançar um ser que não pode ser conhecido. Por isso, falamos de crença.
- Professor, eu fiz aulas sobre a bíblia e lá disseram que as explicações estão todas ali. Mas quando eu perguntei quem escreveu disseram que são os homens, inspirados por Deus.
- É, esse é o problema. A tal da religião não tem problema algum, mas quem professa sim. Se há um Deus, um "religar-se" com ele é necessário ser feito através de outras pessoas? São necessários certos ritos para ter esse retorno?
- Humm... não?
- Eu acho que não. Agora pensem só: tão vendo este ponto no quadro?
- Não!!!!!
- Essa é a ideia. Então, ele representa cada um de vocês na face da terra. Agora, tão vendo este outro ponto?
- Não!!!
- Bom, isto é o que representa a Terra, talvez menos, na Via Láctea. E este terceiro ponto? Tão vendo?
- Não!!!
- Este ponto é mais ou menos a Via Láctea no meio do Universo. Ou seja, nós somos a poeira da poeira da poeira da poeira. E vocês acham que se há um Deus pra tudo isso que existe, ele vai estar preocupado com a nossa insignificante existência? Se vocês se masturbam ou não no banheiro? Eu duvido.
- Olhem só, agora vou fundar uma religião, que tal? A religião do deus "torta de morango"... me ajudem com um nome...
- Igreja da Santa Empadinha!
- Fecho... perfeito! E agora, está descendo uma inspiração divina em mim, tá entrando o santo... vai sair uma bíblia... "Batatinha quando nasce, se esparrama pelo chão, o gordinho quando come, destrói uma plantação!"
E o povo ri. E eu rio. E a aula de filosofia chega ao fim depois de vistos e vistos nos intermináveis cadernos. Sexta série é tarefeira, o lance é encher de atividades que lhes estimulem. Se alguns forem tocados por estas palavras, já tá valendo.
Um comentário:
Haha eu sou desta sexta serie e foi entre 4 pessoas Diego , Davi ,Kevin e Bruno nós que falamos a igreja da santa empadinha e tbm o destroi uma plantação o sor Marco é um prof que ensina bem e que faz agente refletir e acho que eu entendi um pouco sobre a filosofia
Postar um comentário