Ap novo do Augusto, charmoso, quarto de tijolinhos e meia porta escondida como passagem secreta e vidrais de igreja. De um canto da sala, o francês, esparramado no puf recém chegado; no outro, o guineesse, num banquinho improvisado enquanto não vinha o sofá; e fechando a tríade, o brasileiro, numa cadeira de madeia com o corpo inclinado.
- Há Deus! - o guineesse.
- E daí? - o brasileiro.
- Mas vamos por partes... - o francês.
Falas se alternam. O eletrecista que ouve tudo deve achar engraçado. Três pessoas de continentes diferentes, numa sexta anoitecendo, sentadas numa sala sem móveis, discutindo sobre religião, rebanhos, poder. Um tentando moldar o outro, da sua forma. Dois tocam o violão, sai os caracóis de caetano com explicação para estrangeiros do que quer dizer exílio. Sai música religiosa também. Saem risos. Mais cedo, Hitchcock de graça na urgs. Mais cedo, loja de antiguidades. Mais cedo, ap no décimo quarto andar visitado, e violões experimentados.
Copo dágua pausa a conversa. E ela logo volta. Como tem de ser.
Amigos.
9 comentários:
UFRGS!
Já ouviste falar em apócope?
não, o que tem a ver isto com a urgs?
huaihiuahhaa
abraços
Maldito intransigente!!!
cara, dessa faz tempo que tu n me chamavas! fica ae disfarçando tuas características nos camaradas, hauhaiuhaiuhaua
intransigente é se rebelar contra o presidente em comunhão com o secretário :p
e ó, explica ae o que é apócope, e pq a urgs tá no meio.
Apócope é um dos metaplasmos por queda ou supressão de fonemas a que as palavras podem estar sujeitas à medida que uma dada língua evolui. Neste caso, a palavra pode perder um ou mais fonemas no final.
O que isso tem a ver com o f de UFRGS? Tudo!
Se a língua evolui, os conceitos tbm. Então adaptamos apócope para a supressão de fonêmas no meio das palavras para melhor sonoridade na hora da fala.
Compreendes?
Lógico que sim!
Concordas?
Duvido muito...
Eu tenho que admitir que o "intransigente" era meu adjetivo à época, mas hj te cabe bem. hahahahahhahahahahahahaa
E comungar com secretário contra presidente de augusta instituição (pelo menos no início de sua história) não é forma de intransigência, mas expressão suprema de democracia!
Abraço!
meu primeiro comentário é: puta merda, q q é a porra de metaplasmo!?
hauhaiuhaiuhuaa
bão, não vo procurar, vo na dedução: meta pode ser de meta fisica, ou seja, além, ou de meta morfose, ou seja, mudança. parece óbvio que é o segundo, destes muitas pisas. plasma vem de .... ummm.. vejamos... PLASMA!, que quer dize coisa do sangue, ou algo relacionado a evolução por meio de incubação de super heróis - tipo, passe um tempo no plasma que vc evolui pra changeman classe 3 com ropas ainda mais colantes e brilhantes, além de um megazord novo. ou ainda, tinha um golpe do megaman que usava isso e talz...
portanto, o que vc quis dizer é que as palavras sofrem um processo de mudança de sangue - essencia, pode ser -, ou que urgs é o jeito changeman de chamar ufrgs, ou ainda que o megaman é foda pra caralho e consegue transformar seu plasma em outra coisa mais foda, tipo subir de nivel, seja no sentido de metafisica ou de metamorfose.
viu, dedução é o que há.
e sim, fonemas mudam para melhorar a sonoridade. urgs é um bom exemplo, se bem que depois de tua implicância até tentei usar o ufrgs... mas não dá mano, acqui o povo cresceu falando assim. é perigoso me perguntarem sobre se é a federal do espirito santo...
hehe
abraço
Afinal, vaic omeçar a digitar uFrgs (e pronunciar urgs) como todo mundo ou não?
Abraço!
ã, urgs? tá, entendo... hauhiuhaiahiuaha
cara, n tem como eu digitar algo e falar outro.. se eu falo urgs, digito urgs, simples.
abraços
Postar um comentário