Eles não sabem ler. Eles não sabem escrever. Eles não sabem interpretar um texto. Eles não querem estudar. Eles não tem motivo para estarem na escola. Eles simplesmente estão ali, e o professor tem que convencê-los que estudar é algo necessário. Disfarçar conceitos sob situações problemas, ser um animador de torcida. Dar errado até fazer o certo. Incluir na animação de torcida filosofia, porque filosofia não é autoconhecimento nem debate entre todos e sobre tudo. Juro que desanimei, e estou em sala de aula por 2 dias. Isso tá me deixando com raiva. Sou formado para ensinar filosofia, não para alfabetizar. Sou formado para contextualizar situações problemas e relacioná-las ao tema, isso é óbvio. E justamente por isso sei que simplesmente tratar de assuntos polêmicos para chamar a atenção dos alunos não implica em ensino de filosofia, ainda que tal ensino possa muito bem usar de temas polêmicos.
Pois bem, to com raiva. Muita. Dessa raiva a situação vai ter que melhorar. Poema, música, textinho, cópia do quadro, explicação individual pra cada um se for necessário. Trabalho em grupo, apresentação de seminário, dançar a dança do epa. Vão aprender. E vão aprender filosofia. Nem que for pra mandar vir 40 exemplares de livros didáticos dos sebos de Maringá, e trabalhar revezando entre eles. A droga do sistema educacional é ruim. A realidade é ruim. Bom, foda-se. Se a realidade é ruim, eu sou marrento. E me formei pra isso, no fim das contas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário