Pesquisar este blog

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

O propósito do Kendo*

Sensei Ito Tomoharu Sensei - Kendo Kyoshi 8o Dan e Iaido Kyoshi 8o Dan

Anotações da Palestra ministrada por Ito Tomoharu Sensei no dia 17/05/2005 (Tradução 'livre': Élia Matsumoto)
Este ano, completam-se 60 anos da derrota do Japão na 2a Guerra Mundial.
Em 1945, após a total rendição dos japoneses, as autoridades americanas, entre outras medidas tomadas durante a ocupação militar americana, proibiram a prática do Kendo.
Essa proibição só foi suspensa em outubro de 1952, quando foi criada a Associação Japonesa de Kendo, com o princípio de que o Kendo não era apenas uma arte marcial, mas também um esporte educacional.
Em 1970, foi criada a Federação Internacional de Kendo (IKF – International Kendo Federation), entidade máxima do Kendo mundial, sediada no Japão, e na mesma ocasião, foi realizado o 1o Campeonato Mundial de Kendo com a participação de 17 países, inclusive o Brasil.
O número de praticantes de Kendo vem aumentando continuamente (atualmente estima-se que, no Japão, existam cerca de 1.2 milhões de praticantes de Kendo e, no mundo, 2.0 milhões).
Por outro lado, o aumento de número de praticantes e a popularização do Kendo com campeonatos e competições, trouxe o problema da 'deterioração do Kendo'.
Para corrigir esta tendência, em 1975, com a finalidade de popularizar o Kendo 'Correto', a IKF institui a divulgação do conceito do 'Propósito do Kendo'.
Kendo Rinen(Propósito do Kendo)
O Kendo é o caminho/busca do crescimento/aprimoramento humano por meio do aperfeiçoamento do manejo/uso da espada.
Kendo Shuuren no Kokoro Kamae(Postura Espiritual para o Aperfeiçoamento do Kendo)
Dedicar se sempre à pratica do Kendo 'Correto', por meio da busca do aperfeiçoamento da técnica de manejo da verdadeira espada com espírito e corpo, e com isto, fazer florescer a força espiritual com as características marcantes do Kendo de respeito e moderação.
E sobretudo, poder servir, com amor, à pátria e à sociedade, promovendo a paz entre as pessoas.
Estes conceitos propostos pela IKF em 1975 não são novos para o Japão(povo japonês). O conceito do 'Caminho' sempre foi a espinha dorsal do pensamento japonês. Em outras palavras, a idéia de que o processo de aperfeiçoamento da técnica e da prática leva ao desenvolvimento pessoal e espiritual e à formação do indivíduo.
Esta idéia também está presente nas bases de outras artes marciais e atividades culturais e artísticas, como Jyu-do, Aiki-do, Karate-do, Sa-do, Shou-do.
Voltando ao assunto, será que a pratica do Kendo leva realmente ao aperfeiçoamento humano? Isto depende de como se pratica. É necessário praticá-lo seguindo os fundamentos do conceito do 'Caminho'.
Isto é, buscar o aperfeiçoamento de corpo e espírito, mantendo o Kendoo Shuuren no Kokoro Kamae, tanto nos treinamentos, quanto nas competições.
Para contribuir com a preservação e a divulgação dos ensinamentos dos conceitos, preparei o texto a seguir.
Kendo e Esporte
Kendo é arte marcial ou esporte?
Se considerarmos apenas os fundamentos filosóficos, o Kendo é uma arte marcial. Porém, não podemos ignorar o caráter esportivo da habilidade física exigida e exibida nas competições.
Tanto que se começou a observar uma forte tendência entre os Kendokas de quererem se transformar em Sportman, ou seja, buscar a vitória acima de tudo.
Considerando que, esporte é:
  • Diversão
  • Competição atlética
  • Aprimoramento físico
O esporte de 'Resultado' que busca o aprimoramento apenas para vencer, apesar de promover o crescimento humano não tem outro objetivo a não ser o resultado competitivo.
Arte marcial tem propósito e objetivo. E é este processo que importa:
  • o propósito do Kendo é aprimorar-se no uso correto da espada.
  • o objetivo é o aprimoramento humano.
  • a semelhança com esporte é a existência de 'regras'.
Objetivo da prática de Kendo
  • Não golpear pontos incorretos. Não desperdiçar golpes.
  • Golpear atacando e quebrando a postura do adversário.
  • Golpear com destemor, 'sem pensar na morte'.
Sobre Suburi: mais simples que Kirikaeshi, consiste em treinar o corte imaginando/visualizando o ponto de corte correto, sem a presença de um adversário.
  • Correto manejo/uso: a técnica necessária para a execução do Suburi é simples. O 'segredo' para 'ficar bom no Suburi' é treinar, treinar e treinar muito, com muito entusiasmo.
A força técnica declina ao longo dos anos, juntamente com a força física. No final, o que permanece é a força espiritual. E é isso que deve ser almejado.
O instinto de combate surge naturalmente. Porém no Kendo, mais importante que isto, é necessário despertar/ativar o sentimento de respeito ao adversário , e com isso faz nascer o espírito de aprendizado mútuo.
Objetivo:
Por que praticar Kendo? É importante prestar atenção em como a prática do Kendo vai nos modificando/melhorando com o decorrer do tempo.
Método da Prática:
Na 'juventude', o Kendo é de ataque (golpear 'quebrando' a defesa do adversário), com o passar dos anos, o Kendo se torna de 'contra-ataque' (esquivar se do ataque do adversário).
Exame de Graduação:
Não praticar Kendo apenas com o objetivo de obter graduação. Deve-se praticar Kendo para a formação pessoal. O exame de graduação é apenas um 'check-point' deste processo. No caso de reprovação, aproveitar para refletir e melhorar.

*artigo disponível no sitio da CBK

Nenhum comentário: