Pesquisar este blog

sábado, 18 de dezembro de 2021

Aos formandos de 2021

 Meus queridos e queridas, que dia especial! É com uma felicidade enorme que recebi o convite para poder dirigir algumas palavras a vocês, essas carinhas que conheço tão bem e que, depois de dois anos passados, continuam as mesmas. Vocês estão maiores, mas os sorrisos, os trejeitos, os olhares… são os mesmos. 


Foi muito bom reencontrá-los! É muito bom olhar pra cada um de vocês aqui.


 É muito bom olhar tantas carinhas novas, alunos e alunas que chegaram no Dolores durante esses dois anos, e confiaram em nós para ajudar-lhes na caminhada. É sempre uma honra poder caminhar com vocês, e tenho certeza que falo por todos os meus colegas professores. 


O que foi este caminhar? Foi ensinar-lhes filosofia? Foi, talvez, ensinar-lhes a filosofar? Sim, creio ter ensinado-lhes um pouquinho de filosofia, e espero que, mais que um pouquinho, tenha ensinado-lhes a filosofar. Porque vocês são humanos, vocês refletem por si sós. Tem aí dentro de cada um esse super poder que nos torna tão especiais, a capacidade de pensar sobre nossa própria existência. Dar significado a ela. Achar um sentido.


 Meu trabalho com vocês foi só mostrar que vocês podem, dizer “vai, meu!, pensa ae!”, “vai mais fundo!”, “o que que você quer dizer com isso?”, “eu sou um et e não entendo nada, me explica!”. Meu trabalho foi só mostrar que o óbvio não é tão óbvio assim, porque a realidade é muito grande para permanecer na obviedade, porque a existência de cada um de vocês é muito grande para ser escondida em não enfrentamentos. Enfrentem, minhas queridas e queridos, enfrentem! 


Enfrentem o medo de se mostrar ao mundo, a vergonha de perguntar o que não sabem, a timidez ao dizer o que sentem. Enfrentem este mundo de não ditos, de tantas coisas indizíveis, tudo aquilo que a gente é e que nenhum poema pode conter. 


Encarem a realidade. Às vezes, ela dói, angustia. Mas é nessa realidade que reside todo nosso valor! Não há um caminho pronto, formandos. Não tenho a receita aqui, e acho que ninguém a tem também. A única coisa que posso, com certeza, receitar, é que tenham coragem! Hoje, vocês se formam! Hoje,vocês encerram um ciclo e começam outro! As portas do Dolores ficarão para trás, e outras tantas se abrirão. Quais serão as portas que hoje vocês começam a abrir? Não sei dizer. Mas posso dizer que as portas do Dolores continuarão abertas, e sempre acharão aqui um porto seguro. 


Agora, saiam deste porto! Naveguem! Descubram o mundo e a si mesmos. Signifiquem suas vidas. Amem. Vocês merecem o melhor.

Nenhum comentário: