Pesquisar este blog

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

João Pacífico

João Pacífico é o autor de músicas como Mourão da Porteira, Chico Mulato e Cabocla Teresa. Essas músicas ficaram famosas nas vozes de vários intérpretes. No entanto, ouvi agora pela primeira vez o próprio João cantando e, confesso, me emocionei.

Sinto saudade de um tempo que não é meu. Já o dissera antes. Mas esta sensação de inebriamento, que irrompe da voz seresteira e me arrasta a sonhos sobre vidas que não vivi, a não ser como traços de cultura que me formaram desde pequeno na figura de meu pai e meu avô, é uma sensação que não canso de dividir.

Digo que é terra vermelha o chão em que piso, ainda que na arenosa Porto Alegre rumine meus passos; é o Sol do cafezal que cora meu corpo, mesmo que em mim não pese o trabalho da enxada. Ressoa, em tudo o que faço, canções como as de João, palavras como as de meu avô, o jeito de ser que aprendi a ter com meu velho. 

Para quem gosta de música de raiz, vale perder um tempinho ouvindo:    :)


Nenhum comentário: